Durante o nosso culto de ordenação, o Dr. Gustavo Crocker proferiu um sermão poderoso sobre a obediência ao Senhor e a santificação.

Ele começou lembrando à congregação que a santidade é o que nós somos como nazarenos. A santidade é o trabalho do Espírito santo quando nos esvaziamos de nós mesmos e o Espírito Santo nos enche e nos purifica das coisas que amamos mais do que a Deus. Quando isto acontece, então estamos santificados.

Mas a questão mantém-se: como é que podemos experimentar a inteira santificação? Jesus ensinou por parábolas e metáforas, que é o que a juventude global pós-moderna precisa que lhe ensinem. Ensinar desta forma ajudará a Igreja a chegar aos jovens.

Para nos ajudar a compreender melhor como funciona a santificação, o Dr. Crocker utilizou a metáfora de uma montanha. A santificação exige trabalho, ao passo que na salvação basta recebermos a nossa justificação pela fé. Ser santificado é como escalar uma montanha de obediência.

A filha dele disse-lhe uma vez algo profundo que reflete a condição humana. Ou seja: “Nós amamos as montanhas quando escolhemos escalá-las, não quando somos obrigados a fazê-lo”. A santidade é atingir o cume da montanha que Deus quer que escalemos. A razão pela qual muitos não são verdadeiramente inteiramente santificados é que amam a Deus quando lhes é conveniente ou quando conseguem o que querem. Mas quando Deus nos pede que entreguemos o que amamos, é como subir uma montanha que não queremos.

Génesis 22 é uma história que retrata a santidade. Isaque era a bênção, mas até que ponto Abraão amava Deus mais do que a bênção?

Deus perguntou a Abraão: “Estás aí?” e ele respondeu: “Estou aqui”. Nós também respondemos a Deus da mesma forma, mas quantos de nós está realmente aqui, presente e dedicado a Deus? Podemos dizer “Deus, aqui está o meu tempo, o meu talento e o meu tesouro”, mas há coisas em que não queremos que Deus toque ou tire – esse é o nosso Isaque. Isaque não é pecado. Alguns de nós não são santificados não necessariamente por causa do pecado. Alguns de nós não são santificados porque há coisas que amamos mais do que Aquele que nos abençoou.

Deus testa Abraão para ver o quanto ele O ama mais do que a bênção. Dá instruções a Abraão para levar o seu único filho, que ele ama, para o sacrificar no monte. Isaque nasceu quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90. Pensavam que seria impossível ter um filho, mas o Deus dos milagres libertou-os e abençoou-os com Isaque. Isaque era a bênção e o símbolo da bondade de Deus, mas agora Deus pergunta a Abraão: “Amas-me mais do que a bênção?” Se muitos de nós fôssemos Abraão, teríamos discutido com Deus e tentado fazê-lo mudar de ideias com a nossa própria lógica, mas a obediência é uma escolha. Deus quer que peguemos na bênção que nos foi dada e vejamos se estamos verdadeiramente dispostos a entregá-la a Ele.

Entregar a bênção é mais difícil do que entregar o pecado, porque quase parece uma derrota.
A obediência não se baseia no nosso entendimento, mas na nossa confiança e fé em Deus. Gostamos de viver na lógica, mas isso não interessa a Deus. Deus quer simplesmente a nossa obediência.

Sabemos que Abraão era um homem de fé porque disse que Deus providenciaria o cordeiro e disse ao povo “Voltaremos” antes de começar a subir a montanha. Ele confiava que, quer o seu filho estivesse vivo ou morto, Deus não lhe falharia. A obediência é um ato de fé.

O amém no cume da montanha é diferente do amém no vale. Abraão vai entregar a bênção e o anjo chama-o. Ele diz “Aqui estou” e o anjo chama-o. Ele diz “eis-me aqui” e é diferente. Não é o alegre aleluia do cume de uma montanha ou um grito de guerra, mas é “Aqui estou eu totalmente rendido”.

Quando Deus nos dá uma bênção, tentamos agarrar-nos a ela, mas quando realmente a deixamos ir, Jeová Jireh, o Senhor providenciará a bênção! Antes de sermos abençoados, abrimos as nossas mãos para receber, porque temos de libertar. Quando o Senhor diz que quer nos santificar e nos encher, temos que soltar tudo, até as coisas que amamos, porque a santificação é o perfeito amor a Deus acima de tudo.

Entregar tudo é a melhor coisa que podemos fazer porque, no monte do Senhor, ele sempre proverá. Deus providenciou o Cordeiro para Abraão. Sempre que abraçamos um novo Isaque e algo se torna mais precioso para nós do que Deus, Deus pede-nos que o entreguemos e pergunta-nos se o amamos mais do que a bênção. Precisamos de ter um controlo mais forte sobre Aquele que abençoa do que sobre a bênção. Deus pergunta-nos o quanto o amamos e convida-nos a subir a montanha da obediência para provar que o amamos mais. Deus pede-nos para largarmos o nosso controlo e entregarmos a bênção.

Como líderes cristãos, precisamos entregar nossas bênçãos a Deus para que possamos ser totalmente santificados. O Dr. Crocker convidou-nos a subir a montanha e a chegar ao altar para entregar as coisas que mais amamos. Agora que estamos em casa, podemos tomar a decisão diária de obedecer a Deus e confiar que Ele proverá para nós, porque Ele realmente é Jeová Jireh. Ele é o Senhor, e é digno de nossa fé e confiança.